Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio - Um exemplo de sucesso naárea de produtos orgânicos é a empresa Sítio do Moinho, sediada em Itaipava,distrito de Petrópolis (RJ). A plantação de orgânicos teve início de formaexperimental em 1979 e em 1991 começaram as vendas.De acordo com a proprietáriaÂngela Thompson, a empresa começou com entregas domiciliares, de formaincipiente, as atividades se expandiram através da propaganda boca-a-boca, atéque em 1997 iniciou o fornecimento para redes de supermercados, abrangendo 35lojas.Em março deste ano, pordecisão dos sócios, o Sítio do Moinho acabou voltando à atividade inicial,concentrando o trabalho nas vendas em domicílio. “O supermercado dá umavisibilidade maior ao produto, mas a empresa tem que ter uma estrutura maior emais trabalhosa”, explicou Ângela Thompson. Para ela, o mercado hoje está maisamadurecido e consciente da importância dos orgânicos para a saúde e aqualidade de vida.Atualmente, o Sítio doMoinho tem, além da horta, a primeira panificadora de orgânicos certificada dopaís e uma gama de produtos industrializados e importados para fornecer aosclientes. “Hoje, além das hortaliças, a gente já está entrando em cosméticosnaturais e produtos de limpeza feitos com óleos vegetais, não poluentes”,informou. A empresa começou em 1991 com dez clientes, hoje esse número evoluiupara cerca de 1.400 cadastros de domicílios aos quais é dado um tratamento personalizado.Outra pequena empresa, a OrganicLife, quando começou há três anos não imaginava que estaria hojecomercializando produtos orgânicos para a Alemanha e a África, com projeção deampliar mercados, em 2007, para a China e Estados Unidos.Celso Leonardo Barbosa disseque para iniciar o empreendimento procurou a incubadora de empresas daSociedade Nacional da Agricultura (SNA), onde recebeu assessoramento para odesenvolvimento de um plano de negócios, aproveitando a oportunidade detrabalhar com produtos orgânicos. “Foi tecida um rede de relacionamentos queabriu mercados”, informou Celso Leonardo.Hoje, os três sóciostrabalham com mais de cinco mil produtos orgânicos, com foco na exportação de sucose polpa de frutas, além de xarope de guaraná e cereais, como soja orgânica.O crescimento da OrganicLife nesses três anos permitirá aos sócios partir para a abertura, ainda esteano, dos primeiros escritórios no exterior, seguindo a estratégia montada porocasião do nascimento da empresa. “O mercado de orgânico lá fora inclui todauma filosofia de cuidado com fornecedor e com padrões éticos”, disse. Eleacredita que o grande potencial de fornecimento de produtos orgânicos ao mundoé o Brasil, onde esse mercado cresce 2% ao ano.