Milena Assis e Aloisio Milani
Da Agência Brasil
Brasília - Oprograma Vai Brasil, desenvolvido pelo Ministério do Turismo,já reúne quase 240 mil pacotes turísticos paratodas as regiões do país. Lançado no iníciode junho, o projeto já recebeu cerca de 124 mil visitas pordia de usuários que procuram opções para viajarnas datas de baixa temporada, o objetivo central do programa. Osinteressados nas opções acessam uma página nainternet e conseguem saber quais as opções de passagensaéreas, carros, hospedagem e traslados.Oprojeto é exclusivamente para baixa ocupação. Eo que a gente sempre informa é que existe baixa ocupaçãono país todos os dias e meses em algum lugar. Pode ser umaalta temporada no Nordeste em janeiro, mas em Porto Alegre e Gramadotem baixa ocupação”, explica a coordenadora doprograma, Paula Sanches, em entrevista à Radiobrás. Osite possui uma tabela para o cidadão saber qual localidadeestá em baixa temporada. Os valores chegam a ser 30% maisbaratos do que na alta temporada.Acriação do Vai Brasil levou em conta uma reformulaçãono número de roteiros oferecidos pelo setor no país.Segundo o Ministério do Turismo, durante as duas últimasdécadas o número de pacotes permaneceu quase inalteradoem 80 opções. Durante o Salão de Turismo, em SãoPaulo, o setor ampliou para 380 pacotes diferentes. Depois dearticular o setor para oferecer mais opções baratas, oministério abriu a página na internet para intermediara comercialização dos pacotes.SegundoSanches, o programa é um grande pacto com os integrantes dacadeia produtiva do turismo. “Conseguimos engajar todos os elosdessa cadeia produtiva. Quando os elos começam a trabalharjuntos, um hotel pode oferecer a menor tarifa, o receptivo localtambém etc. Quando o próprio mercado percebe que osseus companheiros estão trabalhando com esse objetivo deequilibrar a sazonalidade eles começam a produzir para fazernovos pacotes”, explica.OVai Brasil possui uma divisão exclusiva para interligarserviços e agentes do setor. Ou seja, uma agência deturismo cadastrada no sistema pode montar um pacote com os hotéise restaurantes cadastrados. Ao mesmo tempo, combiná-lo com aspassagens aéreas mais baratas. “É uma grande uniãodessa cadeia que fez com a gente chegasse em um mês a 230 mil”,descreve.