ELEIÇÕES 2006 - Lula começou carreira política no sindicalismo e foi fundador do PT e da CUT

24/06/2006 - 9h03

Mylena Fiori e Patrícia Landim
Da Agência Brasil

Brasília - Luiz Inácio Lula da Silva nasceu em 27 de outubro de 1945, no povoado de Caetés, hoje parte do município de Garanhuns (PE). Aos sete anos, migrou com a mãe e sete irmãos para o litoral paulista e, quatro anos mais tarde, para a capital. Lá, começou a trabalhar aos 12 anos, em uma tinturaria, mas foi como metalúrgico que Lula entrou para o movimento sindical e, nos anos 70, projetou-se como liderança popular.

Na década de 60, Lula trabalhou em diversas indústrias do ABC paulista. Por intermédio de seu irmão José Ferreira da Silva, o Frei Chico, aproximou-se do movimento sindical. Lula foi eleito presidente do sindicato dos metalúrgicos do ABC em 1975 e reeleito em 78, liderando a greve que mobilizou 170 mil operários na região, em março de 1979. No ano seguinte, nova greve dos metalúrgicos provocou a intervenção do governo federal no sindicato e a prisão de Lula e outros dirigentes sindicais. Lula passou 31 dias na prisão.

Em 10 de fevereiro de 1980, Lula e outros sindicalistas, intelectuais, políticos e lideranças rurais e religiosas fundaram o Partido dos Trabalhadores. Lula liderou a organização do partido e, já em 1982, disputou o governo de São Paulo, perdendo a eleição. Em 1983, foi um dos fundadores da Central Ùnica dos Trabalhadores e, em 1984, uma das principais figuras públicas da campanha Diretas Já.

Em 1986, foi o deputado federal mais votado do país para a Assembléia Constituinte, com mais de 650 mil votos. Em 1989, Lula foi candidato do PT à Presidência da República na primeira eleição direta após mais de 20 anos de regime militar. Foi vencido por pequena margem, no segundo turno, por Fernando Collor de Mello (PRN).

Após a derrota, dedicou-se à organização do PT e dos movimentos sociais por todo o Brasil. Organizou, ao longo dos anos 90, as chamadas Caravanas da Cidadania. No Governo Paralelo e depois no Instituto Cidadania, coordenou a realização de amplos trabalhos de discussão sobre políticas públicas no país. Esse trabalho seguiu até 2001, resultando em projetos que se transformaram mais tarde em programas de governo, como o Fome Zero.

Concorreu, ainda à Presidência da República em 1994 e 1998, sendo derrotado em primeiro turno por Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Foi apenas em sua quarta tentativa, em 2002, pela primeira vez em aliança com um partido de centro-direita, o PL do vice José Alencar, que Lula foi escolhido presidente, por quase 53 milhões de eleitores. Tornou-se, com essa marca, o brasileiro mais votado de todos os tempos.

Com informações da Secretaria de Imprensa e Porta-Voz da Presidência da República