ELEIÇÕES 2006 - Heloísa Helena foi vice-prefeita de Maceió e a primeira senadora por Alagoas

24/06/2006 - 10h03

Mylena Fiori e Patrícia Landim
Da Agência Brasil

Brasília - Heloísa Helena Lima de Moraes Carvalho nasceu em Pão de Açúcar (AL), no dia 06 de junho de 1962. Formada em Enfermagem, é professora licenciada do Centro de Saúde da Universidade Federal de Alagoas. Iniciou a carreira política no movimento estudantil, atuou como militante no sindicalismo e, em 1992, foi eleita vice-prefeita de Maceió pela coligação PSB/PT.

Em 1994, assumiu seu primeiro cargo no parlamento – foi eleita deputada estadual em Alagoas. Durante seu mandato, participou da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado naquele estado. Em 1997, participou dos protestos populares que levaram o então governador Divaldo Suruagy a pedir afastamento do cargo, em 17 de julho.

Em 1998, tornou-se a primeira mulher a ser eleita para o Senado por Alagoas, pelo PT. Tornou-se uma das lideranças do Congresso na oposição ao governo Fernando Henrique Cardoso. Em 2000, foi eleita líder do partido e do bloco de oposição no Senado.

Foi expulsa do PT no final de 2003, junto com outros parlamentares que votaram contra a proposta de reforma da Previdência, contrariando a orientação da bancada. No dia 06 de junho de 2004, tornou-se uma das fundadoras do Partido Socialismo e Liberdade (Psol).

Em 2005, atuou como titular na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito sobre a corrupção nos Correios (CPMI dos Correios). Entre as propostas legislativas que efetuou durante o mandato como senadora, estão pedidos de convocação de plebiscitos populares sobre o pagamento da dívida externa e a privatização de estatais, além de denúncias sobre a conduta de parlamentares e projetos relativos a temas como democracia participativa, educação e combate ao nepotismo.