Anac aprova compra da VarigLog e facilita venda da Varig

24/06/2006 - 12h28

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio - A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou na madrugada de hoje (24) a compra da Varig Logística (VarigLog) pela Volo (empresa formada pelo fundo de investidores norte-americano Matlin Patterson). A decisão poderá colocar um fim à agonia que cerca funcionários e credores da Varig, uma vez que a VarigLog apresentou ontem (23) pedido à Justiça de compra da companhia aérea, da qual já foi subsidiária.

De acordo com a assessoria da Anac, os diretores da agência concluíram que a Volo conseguiu apresentar a documentação necessária para comprovar que foi respeitado o limite de 20% de participação estrangeira em empresas áreas, conforme determina o Código Brasileiro de Aviação.

A empresa ligada ao fundo americano já havia comunicado à Justiça do Rio que teria interesse em injetar US$ 458 milhões na Varig em troca de 90% das ações da empresa aérea – com outros 5% ficando com os funcionários e o restante com os credores. No entanto, a oficialização desta proposta estava condicionada à aprovação da compra da VarigLog.

Como a Justiça invalidou o leilão da Varig, realizado no último dia 8, e também a proposta de compra apresentada pelo TGV (Trabalhadores do Grupo Varig), mais do que a única interessada, a Volo passaria a se apresentar como única saída viável para a crise da empresa de aviação.