Policiais do DF protestam em frente ao Palácio do Planalto

23/06/2006 - 14h00

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Policiais civis do Distrito Federal realizam manifestação na manhã de hoje (23) em frente ao Palácio do Planalto para que o governo federal edite medida provisória com 18% de aumento salarial para a categoria. Os policiais estão em greve desde quarta-feira (21).

A edição da medida provisória beneficiará também policiais militares e o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. De acordo com Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol), cerca de três mil pessoas participam do protesto na Praça dos Três Poderes.

O presidente do Sinpol, Ciro Freitas, criticou a demora na edição da medida e afirmou que o pagamento do reajuste está garantido no Fundo Constitucional do DF, criado para manter as forças de seguranças do DF e é composto por recursos da União. O governo federal só pode conceder reajuste salarial até o final deste mês por causa da lei eleitoral.

"A nossa matéria já é pacífica e não pede mais negociação. A negociação foi feita em fevereiro. É só editar a medida legal. As fontes de recursos já estão garantidas pelo Fundo Constitucional. Nada justifica essa demora para a aplicação do nosso aumento. Esse é o principal motivo da insatisfação da segurança pública do DF", disse Freitas.

Os policiais pedem ainda um encontro com algum representante da Presidência da República para discutir o assunto. O presidente Lula está em Chapecó, em Santa Catarina, onde vai participar da abertura do 2º Encontro de Habitação da Agricultura Familiar.