Rio, 23/6/2006 (Agência Brasil - ABr) - A Petrobras assinou hoje (23), com universidades de Sergipe e Alagoas, convênios para a implantação de dois modelos de relacionamento estratégico. O primeiro deles, assinado com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), prevê a instalação do Núcleo Regional de Competência Tecnológica do estado. O segundo destina-se à instalação das Redes Temáticas, que terão a participação das instituições de pesquisa dos dois estados.
Em um dos modelos, de acordo com a assessoria da Petrobras, serão criados núcleos de competência no segmento petróleo, gás e energia, em regiões de intensa atividade operacional da companhia. Para isso será selecionada, em cada região, uma instituição de ensino e pesquisa que desenvolverá atividades voltadas ao atendimento das demandas tecnológicas especificas daquela região.
O outro vai abordar temas tecnológicos de interesse estratégico de toda a empresa, com a criação de redes temáticas nacionais. Os projetos serão desenvolvidos em formato de redes, buscando a colaboração entre instituições de reconhecida competência nos temas a serem selecionados.
Os convênios, assinados na presença do presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, fazem parte de um novo conceito de parceria tecnológica, lançado em abril, com o objetivo de criar a infra-estrutura necessária ao desenvolvimento de projetos de pesquisa e à formação de recursos humanos compatíveis com as demandas identificadas.