Entenda como funciona o programa de crédito fundiário do governo federal

23/06/2006 - 17h41

Ivan Richard
Da Agência Brasil

Brasília - O Programa Nacional de Crédito Fundiário oferece linhas de crédito para a compra de imóveis a agricultores familiares em áreas que não podem ser desapropriadas para a reforma agrária. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), de 2003 até hoje, mais de 30 mil famílias em todo o país já foram beneficiadas pelo programa, com recursos superiores a R$ 600 milhões para a compra de terra e implantação de infra-estrutura.

O secretário de Reordenamento Agrário, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Eugênio Peixoto, explicou que o Programa Nacional de Crédito Rural é voltado exclusivamente para agricultores que já trabalham no campo e querem ampliar seu negócio. "Ele não é um programa que existe para atender a demanda, por exemplo, das famílias que foram expulsas do campo e estão em uma fase resocialização como camponeses", afirmou

"É voltado para aquele profissional da agricultura que de fato demanda uma ampliação de sua propriedade, se ela for pequena, ou uma propriedade que possa trabalhar como empreendedor", completou. O secretário informou ainda que os interessados em participar do programa devem encaminhar seus projetos pela internet. "Todas as propostas são baseadas na internet. Não aceitamos projetos que não entrem pela internet. Dessa forma, sabemos quando [o projeto] entrou, a hora que entrou, quais são as famílias e os CPFs dessas famílias", disse o Peixoto, avaliando que dessa maneira pode ser evitado, por exemplo, uma participação política na escolha dos beneficiários.