Consórcio Social da Juventude do Rio inicia formação de mais 1.700 jovens

23/06/2006 - 7h13

Rio - O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, participa, às 10 horas, da aula inaugural do Consórcio Social da Juventude do Rio de Janeiro, que tem como meta qualificar mais 1.700 jovens da região metropolitana da capital e do sul fluminense. É a terceira etapa do programa, realizado em parceria entre o Ministério do Trabalho e Emprego e organizações não-governamentais (ONGs).

As duas primeiras edições do consórcio qualificaram 2.936 jovens e inseriram mais de 1.200 no mercado de trabalho. Além da capacitação para o primeiro emprego, o consórcio também possibilita aos estudantes a abertura de pequenos negócios, já que, durante o curso, são ministradas oficinas-escola de empreendedores.

Luiz Marinho deve conceder entrevista antes da aula inaugural. O Consórcio da Juventude fica na Cidade Alta, em Cordovil.

O ministro também participa hoje no Rio de mais uma solenidade de contratação de jovens aprendizes pela Petrobras. Desta vez serão 650 moças e rapazes das cidades fluminenses de Macaé, Campos, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra e Rio das Ostras.

O protocolo de intenções entre a empresa e o ministério foi assinado em abril e prevê a contratação de 2.777 jovens com idade entre 15 e 18 anos, até agosto, pelo Sistema Petrobras nos estados do Rio, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Amazonas, Pará, Distrito Federal, Alagoas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.