<b>Agência Brasil</b> adota Creative Commons para licenciar seus conteúdos

23/06/2006 - 17h45

Rio, 23/6/2006 (Agência Brasil - ABr) - A Agência Brasil, agência pública de informação mantida pela Radiobrás, vai anunciar neste sábado (24), durante o iSummit, encontro mundial de cultura livre, a adesão de uma licença Creative Commons para seus conteúdos na Internet. A licença passa a vigorar com o lançamento da nova página do veículo, o que deverá ocorrer no dia 3 de julho.

A licença Creative Commons surgiu em 2001 para tornar mais flexível a legislação de direitos autorais e criar um meio termo entre os direitos reservados e o plágio de conteúdos, um dos principais problemas da rede mundial de computadores. O objetivo do Creative Commons é trazer ao sistema de copyright "moderação, equilíbrio e compromisso, levando em conta igualmente a inovação e a proteção do autor", conforme explica a entidade em seu site oficial.

O Creative Commons propõe algumas regras para a publicação e o compartilhamento de conteúdos. No caso da Agência Brasil, será adotada a licença 2.5, que permite a reprodução, o uso para obras derivadas e o uso em peças comerciais de tudo o que é publicado sob o endereço www.agenciabrasil.gov.br, mediante a publicação do crédito.

"Com isso, nós vamos dirimir de imediato todas as dúvidas referentes à gratuidade do serviço prestado aos cidadãos e autorizar previamente a cópia e a distribuição do conteúdo jornalístico a Radiobrás para ser utilizado, consumido e retrabalhado pela população", explica o coordenador da Agência Brasil, Rodrigo Savazoni.

No caso da Agência Brasil, que sempre trabalhou com a oferta gratuita de conteúdos informativos (principalmente textos e fotos), a adoção da licença não trará mudanças na relação com seus usuários. Será a formalização de uma opção que está na base de seu modelo de negócio.