Aviões da FAB já estão de prontidão na Base Aérea do Galeão

23/06/2006 - 17h27

Nelson Motta
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Cinco aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) estão de prontidão na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, para transportar, a qualquer momento, os brasileiros que compraram passagens pela Varig e estão no exterior com problemas para retornar ao Brasil.

O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica informou que a ordem para colocar as aeronaves de prontidão partiu do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que determinou, com orientação do Ministério da Defesa, que o Comando da Aeronáutica, por meio da FAB, disponibilizasse para a missão dois Boeing 707, com capacidade para transportar 320 passageiros, e três aviões C-99, que podem ser ocupados, cada um, por 45 pessoas.

De acordo com o Centro de Comunicação Social da FAB, os aviões menores (C-99) poderão ser usados para atender os passageiros que estão na América do Sul e os dois Boeing para transportar os que se encontram em outros continentes.

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), 28 mil brasileiros estão no exterior com previsão de retorno até o fim do mês.