Jovens do DF participam de projeto de inclusão social pela fotografia

16/06/2006 - 14h21

Ivan Richard
Da Agência Brasil

Brasília – Melhorar a auto-estima de jovens e portadores de necessidades especiais. Com esse propósito, a fotógrafa Regina Santos criou o projeto "Vamos bater foto". A iniciativa tem o apoio da Eletrobrás e prevê a instalação, em escolas ou comunidades de baixa renda, de um carro equipado com material necessário para oferecer um curso de fotografia.

A sala de aula móvel passará por sete capitais do país e envolverá 500 pessoas. A primeira capital a receber o projeto foi Belo Horizonte (MG). Agora, os estudantes do Distrito Federal participam da experiência no Centro de Jovens e Adultos da Asa Sul (Cesas) e no Centro de Ensino Fundamental 801 do Recanto das Emas.

"O intuito do projeto é esse, ensinar os jovens, com linguagem fotográfica, a observar o seu universo, ter um olhar diferente sobre as coisas. Com isso, eles ganham auto-estima e cidadania", explica Regina Santos.

"Na hora que eles pegam na maquina digital é um outro universo, um outro mundo que começam a ver. Vou dando a teoria na prática. Eles ficam com a máquina, fazem as fotos. Depois descarrego no computador e analiso foto por foto. Nesse momento, vou ensinado a teoria da fotografia para eles."

Já na primeira aula, os alunos montam uma máquina fotográfica com cilindro e papel vegetal. Por um buraco no cilindro, a luz entra e "desenha" a imagem no papel. "É uma oficina de fotografia. Ensino os alunos a fotografar da maneira correta e com isso eles vão tendo a coisa do novo olhar e perceber os objetos ao seu redor de uma outra forma", diz a professora.

Segundo ela, no próximo dia 25, acontece a exposição das fotos tiradas pelos alunos do Cesas. No dia 27, será a vez da exibição dos trabalhos dos jovens do Centro de Ensino Fundamental 801 do Recanto das Emas. A partir daí, Regina Santos segue com o projeto para Natal (RN), São Luís (MA), Teresina (PI) João Pessoa (PB) e Recife (PE).