Ministro destaca investimento em tecnologia ao inaugurar biofábrica em Pernambuco

05/06/2006 - 19h09

Recife, 5/6/2006 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, afirmou hoje (5), após inaugurar uma biofábrica de cana-de-açúcar no município de Catende, na zona da Mata Sul do estado, que o objetivo do projeto "é fazer com que os agricultores percebam que o investimento em tecnologia é importante para a lucratividade do negócio".

O projeto, composto por um laboratório, localizado no Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), na capital, e seis estufas para replicação de mudas de cana, recebeu investimentos federais da ordem de R$ 1,5 milhão.

Os principais beneficiados com a iniciativa são pequenos e médios produtores do setor sucroalcooleiro do Nordeste, que passarão a contar com sementes de cana dotadas de características específicas, com maior qualidade genética e teor de sacarose, e isentas de microorganismos.

O ministro destacou que com a biofábrica será criada uma espécie de banco de variedades de cana com maior resistência às condições climáticas e melhor produtividade. E explicou que no futuro a biofábrica poderá trabalhar também com reprodução in vitro de mudas de outras culturas – frutas tropicais, por exemplo.