Brasília - O ministro da Cultura, Gilberto Gil, inaugura hoje o Ponto de Cultura Brasil/Catalunha a em Mataró, na cidade espanhola de Barcelona. Ele também participa da abertura do Internet Global Congress, onde faz palestra sobre o tema "Cultura Livre, uma experiência brasileira".
Ainda em Barcelona, Gil assina convênios com o Instituto Catalão de Indústrias Culturais e com a Casa das Américas-Catalunha, no âmbito do programa Cultura Viva, que prevê a implantação de um ponto de cultura naquela região.
Em seguida, o ministro brasileiro reúne-se com dezenas de representantes da sociedade civil catalã para discutir questões sobre propriedade intelectual e a política de cultura digital adotada pelo ministério. À noite, participa de jantar com o presidente da Catalunha, Pasqual Maragali Mira.
Gilberto Gil chegou à Espanha no sábado (27), procedente de Berlim. Na capital alemã ele participou, na última quinta-feira (25), da abertura oficial da Copa da Cultura, programa de intercâmbio Brasil-Alemanha, que o ministério desenvolve em parceria com instituições nacionais e internacionais.