Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Rio - A Petrobras e a Universidade Federal da Bahia vão desenvolver em conjunto Redes Temáticas de Cooperação em Pesquisa e Núcleo Regional de Competência Tecnológica no estado. Convênio nesse sentido será assinado no final da manhã de hoje (26), pelo presidente da estatal, José Sérgio Gabrielli, reitores e dirigentes da instituição baiana.
Segundo nota divulgada no Rio pela Petrobras esse novo conceito de parceria tecnológica cria dois modelos de relacionamento estratégico: um estabelece Núcleos de Competência no segmento petróleo, gás e energia, em regiões de intensa atividade operacional da companhia; e o outro abordará temas tecnológicos de interesse estratégico de toda a empresa, visando à criação de núcleos nacionais de excelência.
No caso dos Núcleos de Competência, será selecionada em cada região uma instituição de ensino e pesquisa, que desenvolverá atividades voltadas para atender às demandas tecnológicas especificas daquela região, criando-se assim a figura do Núcleo Regional de Competência, que na Bahia será estabelecido pela universidade.
Nos núcleos de excelência, os trabalhos serão desenvolvidos através de redes, num formato que buscará a colaboração entre instituições de reconhecida competência nos temas selecionados. As informações da Petrobras dão conta de que as instituições de pesquisa da Bahia participarão de 18 Redes Temáticas.
Este novo conceito de parceria tecnológica foi lançado em abril no Rio de Janeiro com a presença de 76 dirigentes de instituições de ensino e pesquisa e estabelece dois modelos de relacionamento estratégico, onde serão feitos investimentos na criação de infra-estrutura necessária ao desenvolvimento de projetos de pesquisa nas instituições parceiras.