Comércio de senhas nas filas acontece por deficiência no atendimento, diz presidente do INSS

26/05/2006 - 13h42

Irene Lôbo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Em relação ao comércio de senhas, bancos e lugares nas filas de atendimento do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), o presidente do órgão, Valdir Moysés Simão, disse hoje (26) que o problema acontece pela deficiência no atendimento. Simão concedeu entrevista coletiva a uma rede de rádios, organizada pela Radiobrás.

"Nós vamos romper com isso quando nós primeiro garantirmos o atendimento em horário estendido em todas as agências. Nós não podemos limitar o acesso por senha, mas a melhoria definitiva virá com a possibilidade da programação do atendimento através do telefone", afirmou.

Com essas mudanças, Simão acredita que todo o comércio que há nas filas das agências do INSS deixará de existir. "Mas a gente primeiro precisa oferecer ao segurado essa garantia, que ele poderá chegar a ser atendido e agendar o seu atendimento e aí ele vai ter a possibilidade de reconhecer que a previdência social está oferecendo uma alternativa que vai tirar ele da fila", afirmou Simão.

Para diminuir as filas, uma outra possibilidade é que os segurados ou as empresas façam o requerimento dos benefícios pela internet, por meio do endereço eletrônico www.previdencia.gov.br. "O requerimento pela internet é a mesma coisa que o requerimento na agência. A garantia é a mesma, a data da entrada é a mesma, a agenda de perícia é a mesma, então não há diferença nenhuma", afirmou. O percentual de atendimentos do INSS pela internet é atualmente de 25%.

Segundo o presidente do INSS, o objetivo de todas as ações que estão sendo implementadas é resgatar a confiança dos segurados. "Temos uma dívida enorme com os nossos segurados. A Previdência Social ao longo do tempo não se preocupou com o atendimento. E nós estamos mudando o atendimento, o combate às filas está na agenda e isso nós vamos trabalhar incessantemente para mudar essa realidade".