Para Tarso Genro, período de crise política está se esgotando

23/05/2006 - 18h15

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, disse que o período da crise política está acabando. "Acho que a crise política está se esgotando. Até se vê pelo tipo de abordagem da imprensa relacionada com a crise. Acho que a crise não foi ruim para o país. Na minha opinião. Teve exageros, duros exageros, assim como evidentemente teve erros do governo, e do partido nesse período, mas o proveito que devemos tirar dessa crise é promover a solidez das instituições democráticas", disse hoje (23) no Congresso Nacional.

Segundo o ministro, a ampla maioria da oposição quer um debate de fundo sobre as necessidades do país. "Por razões políticas, porque pensa no país, mas também por razões programáticas, porque o sentido que foi dado a crise já se esgotou", disse. A crise política do governo Lula se agravou após uma entrevista do ex-deputado Roberto Jefferson que denunciou um esquema de pagamento de parlamentares em troca de apoio político. A denúncia ficou conhecida como "mensalão".

Desde então, investigações foram instaladas pela Polícia Federal, pelas Comissões Parlamentares de Inquérito no Congresso Nacional, pela Controladoria Geral da União. Até agora, dez deputados acusados de envolvimento no "mensalão" foram absolvidos pelo plenário da Câmara dos Deputados. Três deles foram cassados: Roberto Jefferson (PTB-RJ), José Dirceu (PT-SP) e Pedro Corrêa (PP-PE).