Valéria Amaral
Da Agência Brasil
Brasília - Com a meta de elevar a exportação de produtos de plástico a US$ 290 milhões até 2007, representantes do empresariado, do governo e dos trabalhadores reuniram-se hoje (23) no Fórum de Competitividade da Cadeia Produtiva do Plástico, aberto pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan.
Desde 2003, segundo o secretário de Desenvolvimento da Produção do ministério, Antonio Sérgio Melo, as exportações cresceram, houve diversificação de mercados e também o design foi agregado ao produto. "O fórum objetiva consolidar as exportações da indústria de transformação plástica, fomentar a cultura exportadora do setor, aumentar a competitividade e desenvolver novos mercados", destacou.
Durante o encontro, foram avaliados o Prêmio Design, que elegeu as peças mais criativas e inovadoras feitas a partir do plástico, e o Projeto Expor Plastic, que visa aumentar a competitividade e os empregos no setor e as exportações. "O prêmio contou com mais de 70 inscritos em 12 categorias, entre profissionais e estudantes", disse o secretário.
Também foi discutida a proposta que prevê treinamento da mão de obra do setor. "Nós estamos discutindo com o setor empresarial e representantes sindicais uma proposta de qualificação e capacitação da mão de obra, na área de máquina de injeção de materiais plásticos, que permitirá o treinamento de mais de 4 mil trabalhadores", informou, acrescentando que a expectiva é que o Ministério do Trabalho e Emprega invista R$ 2,7 milhões no Plano Nacional de Capacitação. E que 20% desse total sejam investidos pelo setor empresarial.