ONGs da Baixada Fluminense discutem amanhã agenda contra a violência

05/05/2006 - 6h25

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio – Oitenta organizações não-governamentais (ONGs) de 13 municípios da Baixada Fluminense se reúnem amanhã (6) para discutir uma agenda contra a violência na região nos próximos anos. No ano passados, as organizações se uniram no fórum permanente "Reage Baixada", logo depois da chacina que vitimou 29 pessoas nas cidades de Nova Iguaçu e Queimados, em 31 de março de 2005.

Segundo o representante da ONG Viva Rio que participará do encontro, Tião Santos, o objetivo do fórum não é só denunciar a violência, mas lutar por melhorias sociais que tragam paz à Baixada Fluminense.

"De certa forma, a violência é uma conseqüência de uma série de outras coisas. A idéia é que o fórum tenha a preocupação de atacar as raízes da violência e que isso se traduza em luta por políticas públicas mais cidadãs, com uma boa educação, com saúde e, é claro, com mais segurança pública", disse Santos.

Segundo o representante da ONG, o fórum "Reage Baixada" já conseguiu, com um ano de existência, algumas vitórias como a assistência às famílias de vítimas da chacina e a elaboração de um dossiê sobre a violência na região.

O documento foi entregue à Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados e à Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, no final de março, quando os assassinatos completaram um ano.