Aulas do ProJovem em São Paulo começaram esta semana

05/05/2006 - 13h13

Beatriz Pasqualino
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A primeira turma de estudantes do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) na capital paulista começou a ter aulas esta semana. Na terça-feira (2), foi implantada a primeira Estação Juventude em São Miguel Paulista (zona leste).

Lá, 900 dos 7.150 alunos matriculados no programa cursam as disciplinas previstas no ensino regular da 5ª à 8ª série. São 30 alunos por sala, com aulas no período noturno durante um ano.

"Agora, o programa vai correr de boca em boca e vai avançando", prevê o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro. Até agora, das 30 mil vagas disponíveis em São Paulo pelo programa, somente cerca de 23% foram preenchidas.

De acordo com o secretário, no próximo dia 20, novas turmas começarão as aulas nas Estações de Campo Limpo e Santo Amaro. São espaços de encontro e formação desses jovens, onde acontecem atividades de estudo e eventos culturais. Na capital paulista, o programa é executado pelo governo federal em parceria com a prefeitura, por meio da Coordenaria da Juventude.

As inscrições o Provem estão abertas até amanhã (06) em todas as capitais brasileiras. O governo de São Paulo que uma prorrogação nesse prazo e já fez o pedido ao governo federal. Os estudantes interessados devem se inscrever pelo telefone 0800-642-7777. A ligação é gratuita.

O ProJovem é voltado para jovens de 18 a 24 anos que fizeram até a 4ª série do Ensino Fundamental (mas não terminaram a 8ª série) e que não estejam trabalhando com carteira assinada. Durante o ano do curso, o aluno recebe uma bolsa mensal de R$ 100.