TRE do Rio proíbe material de propaganda eleitoral em postes, paredes e viadutos

03/05/2006 - 19h08

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio - O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE/RJ) decidiu proibir as propagandas em postes, viadutos, paredes e passarelas para o pleito deste ano. A informação foi divulgada pelo corregedor eleitoral do TRE, juiz Jayme Boente. Segundo ele, a propaganda seguirá o mesmo critério do pleito de 2004, que ficou conhecido como "eleições limpas".

A determinação foi passada durante uma reunião com 30 empresas de out-doors. De acordo com o TRE, os candidatos que descumprirem as normas estarão sujeitos ao pagamento de multa.
O juiz também alertou as empresas sobre a colocação de out-doors piratas, que fazem promoção pessoal de políticos em datas festivas, como o Dia das Mães, o que é considerado irregular.

"Já estamos em período eleitoral e quero alertar as agências para isso. Muitos candidatos já fizeram propaganda eleitoral em forma de promoção pessoal. Agora estão mandando beijos para as mamães. A fiscalização vai atuar a partir de agora e as empresas que participam dessas publicidades também têm responsabilidade nisso", disse Boente.

As normas serão explicadas pelo tribunal aos candidatos em uma próxima reunião, no dia 19, quando todos serão alertados sobre as regras para a eleição deste ano.