Edla Lula
Repórter da Agência Brasil
Brasília – A Receita Federal alerta que não envia mensagens pela internet e que os contribuintes não devem abrir as mensagens enviadas em nome do órgão.
Em nota à imprensa, a Receita diz que novas mensagens eletrônicas falsas, desta vez em nome do coordenador-geral de Fiscalização, Marcelo Fisch, estão circulando na internet.
Segundo a nota "as mensagens são transmitidas por quadrilhas especializadas em praticar crimes pela internet. Os criminosos tentam obter ilegalmente informações fiscais, bancárias e cadastrais do contribuinte".
No e-mail falso em nome da Coordenação-Geral de Fiscalização (Cofis) da Receita, os falsários informam que há na Receita pendências cadastrais do contribuinte e alertam para que elas sejam solucionadas sob pena de multa. As quadrilhas usam também nomes e timbres oficiais. Estimulam o contribuinte a responder questionamentos ou a instalar programas nos computadores utilizados.
A Receita recomenda que o contribuinte não abra arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário; não acionar os links para endereços da internet, mesmo que esteja escrito o nome da Secretaria da Receita Federal; ou mensagens que trazem "clique aqui", pois não se referem ao órgão; e, por último, excluir imediatamente a mensagem.
Para obter mais informações sobre a fraude, o contribuinte pode procurar as unidades da Receita, acessar a página http://www.receita.fazenda.gov.br ou ligar para o Receitafone (0300-789-0300).