Vendas dos supermercados caem 10,1% em março, o pior desempenho de um mês desde novembro de 2003

26/04/2006 - 18h29

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – As vendas do setor supermercadista brasileiro apresentaram queda de 10,1% em março na comparação com o mesmo mês do ano anterior, segundo o Índice Nacional de Vendas da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), divulgado hoje (26).

O resultado de março representa o pior desempenho desde novembro de 2003. Segundo a entidade, a queda influenciou o desempenho acumulado do setor em 2006, que foi negativo em 1,5% até fevereiro, passando para um resultado negativo de 4,83% no primeiro trimestre do ano.

Se comparadas a fevereiro deste ano, as vendas de março apresentaram crescimento de 6,25%, o que se justifica pela maior quantidade de dias em março em relação ao segundo mês do ano.

Segundo a Abras, o fraco resultado de março pode ser explicado pelo fato de, em 2006, a Páscoa ter ocorrido em abril, diferentemente do ano passado, quando a data foi comemorada em março. Esse aspecto contribuiu para elevar o desempenho de março de 2005, considerado acima da média.

Em contrapartida, a entidade espera a recuperação do setor em abril, motivada, justamente, pelos resultados das vendas na Páscoa e pela antecipação do reajuste do salário mínimo.