Ivan Richard
Da Agência Brasil
Brasília - Incentivar a modernização das empresas e estimular a relação harmoniosa entre empresário e trabalhadores são os principais objetivos do Prêmio Sesi de Qualidade no Trabalho, lançado hoje (26) em Brasília. O prêmio é um reconhecimento público às empresas que demonstrem preocupação em assegurar boas condições de trabalho a seus colaboradores, valorizando o capital humano.
Segundo o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e diretor nacional do Sesi, Armando Monteiro Neto, o prêmio, que vem se consolidando ao logo do tempo, procura destacar a importância do ambiente de trabalho. "E esse ambiente saudável decorre da relação que se estabelece entre trabalhador e empresa", afirmou Monteiro Neto.
Ele destacou que o cenário econômico atual tem sido marcado por "maiores exigências técnicas e pelo consenso em torno da necessidade do desenvolvimento sustentado". Por isso, acrescentou, as empresas são obrigadas a "empreender grandes esforços na promoção de programas de qualidade".
Para o secretário executivo do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Marco Antonio de Oliveira, que também participou da cerimônia, o Prêmio Sesi Qualidade no Trabalho, que está na 11ª edição, é um avanço nas relações entre patrão e trabalhador.
De acordo com o secretário, o prêmio representa um avanço no campo das iniciativas de promoção da qualidade de trabalho no Brasil. Oliveira disse que superou-se no país "uma visão paternalista da relação com o trabalhador, para estabelecer a base de um tratamento mais interativo e cooperativo das questões do trabalho, concebendo o trabalhador como parte integrante da empresa, sintonizado aos interesses comuns da própria empresa".
Neste ano, as principais novidades são a parceria com a Fundação Nacional da Qualidade, a inclusão de indicadores de responsabilidade social empresarial, o lançamento do Selo Prêmio Sesi de Qualidade no Trabalho e a alteração na metodologia de aplicação de pesquisa junto aos empregados. Para o presidente da CNI, essas mudanças justificam o crescimento, ano a ano, do número de empresas interessadas em concorrer ao prêmio.
De acordo com números da CNI, o 10º Prêmio Sesi Qualidade no Trabalho, realizado no ano passado, bateu o recorde de participantes, com 1.591 empresas de micro, pequena, médio e grande porte, que empregam cerca de 452 mil pessoas. Em 2005, o número de empresas superou em 52% o total de concorrentes do ano anterior e foi quatro vezes maior que o número de inscritos na primeira edição.