Incra e Fetraf discutem reivindicações de agricultores familiares

26/04/2006 - 16h18

Érica Santana
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Quatorze representantes da Federação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Distrito Federal e Entorno (Fetraf-DFE) estão reunidos, neste momento, com o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Rolf Hackbart, para tratar de aspectos nacionais da pauta de reivindicação da entidade. A reunião está sendo acompanhada pelo ouvidor agrário nacional, desembargador Gercino José da Silva.

O coordenador-geral da Fetraf-DFE, Pedro Firmino, entregou ao diretor de Reforma Agrária do Incra, José Augusto de Almeira, um documento com 18 reivindicações da entidade, entre as quais credenciamento no crédito fundiário, a liberação, pelo Incra, para o Crédito Habitação da Caixa Econômica Federal e um contrato de assentamento para exploração por meio de cooperativas.

Segundo a assessoria de imprensa do Incra, a superintedência do Distrito Federal deverá realizar, em breve, outra reunião com a Fetraf-DFE para tratar de assuntos locais.

A assessoria informou que, desde segunda-feira (24), os agricultores familiares estavam na Gerência Nacional de Patrimônio da União para reivindicar terras da União. Ontem, eles acamparam do lado de fora da sede do Incra em Brasília e, na madrugada de hoje, ocuparam o prédio, impedindo a entrada e saída de funcionários.

Os agricultores só deixaram o prédio depois de conseguir marcar duas reuniões: uma com a direção do Incra, que está sendo realizada agora, e outra entre a direção da Fetraf nacional e representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário.