Lourenço Melo
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Cãmara dos Deputados, Anivaldo Valle (PSDB-PA), defendeu hoje (26), em audiência pública para discutir a situação da Varig, que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) promova uma auditoria na companhia aérea para propor uma solução à crise enfrentada pela empresa.
A audiência, ocorrida na Câmara, foi promovida pelas comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; de Trabalho, Administração e Serviço Público; e de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio. Estiveram presentes o ministro da Defesa, Waldir Pires, o presidente da Infraero, tenente- brigadeiro José Carlos Pereira, além de representantes da companhia aérea e dos funcionários da empresa.
O deputado João Batista Oliveira, o Babá, (Psol-PA), defendeu o socorro do governo federal à empresa, pois ela "representa historicamente a integração no Brasil e em muitas rotas pioneiras". Segundo ele, a Varig gera receita de US$ 204 milhões por ano no país e de US$ 1,2 bilhão nos vôos internacionais.
Ele lembrou que tanto na Inglaterra quanto nos Estados Unidos os governos socorreram empresas aérea em crise. "A quebra da Varig interessa aos concorrentes estrangeiros, que vão abocanhar a fatia de mercado que ela ocupa, caso entre em falência", avaliou.
O deputado Herculano Anghinetti (PP-MG) argumentou que "só o presidente Luiz Inácio Lula da Silva" tem condições de salvar a Varig. "Mas ele não está querendo fazer isso", disse. O deputado afirmou ainda que, se a Varig falir e deixar o mercado que ocupa, ele não será ocupado pelas outras empresas nacionais, "porque as concorrentes estrangeiras não vão deixar, e o Brasil vai perder muito com isso".