Brasília - Para ampliar o comércio entre o Brasil e a América Central - Panamá, Costa Rica, Guatemala, El Salvador e Honduras -, identificar oportunidades de investimentos e desenvolver opções de negócios bilaterais, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) promoverá missão empresarial àqueles países de 28 de maio a 3 de junho. Cerca de 50 empresários participarão da comitiva oficial e das rodadas de negócios organizadas pela Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
O lançamento da missão será feito hoje (19), em São Paulo, pelo ministro Luiz Fernando Furlan, do MDIC, no Hotel Renaissance. Também participarão do evento o presidente da Apex-Brasil, Juan Quirós, e vários embaixadores dos países a serem visitados. Na ocasião, os empresários interessados poderão fazer sua inscrição, que será submetida ao setor de Inteligência comercial, responsável pelo cruzamento da pauta de interesses.
Fazem parte dessa pauta os setores de energias renováveis - etanol, biodiesel, solar, pequenas centrais hidrelétricas -; infra-estrutura - construção civil, transportes e outros-; linhas de transmissão elétrica; têxtil e confecções; serviços bancários; supermercados; tecnologia da informação; franquias e turismo.