Nelson Motta e Shirley Prestes
Repórteres da Agência Brasil
Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa amanhã (19), às 11 horas, da inauguração do programa Luz Para Todos na terra indígena do Guarita, no município de Tenente Portela, região noroeste do Rio Grande do Sul. Lula deverá ligar a chave de luz de uma das residências da reserva indígena, a maior do estado.
Na reserva, moram 7.500 índios das etnias Kaingang e Guarani, que serão beneficiados com 1.071 ligações residenciais de energia elétrica. O coordenador estadual do programa, João Ramis, informou que as obras foram executadas pelo governo federal, em parceria com a Companhia Rio Grande Energia (RGE), e tiveram investimentos de R$ 2,5 milhões.
De acordo com o Ministério de Minas e Energia, o programa vai contribuir para o aumento da renda da comunidade, que vive basicamente da agricultura familiar, com plantio de milho, feijão, fumo, frutas, soja e verduras. Agora, os agricultores planejam a compra de resfriadores e freezers para produzir e comercializar leite e derivados.
Segundo o ministério, além de desenvolver a economia local, a eletricidade proporcionará mais conforto às famílias atendidas.
Na mesma cerimônia, Lula dará início às transmissões da rádio comunitária Cacique Fongue, cuja programação será feita nos idiomas kaingangue e guarani. Durante a visita, os índios vão apresentar danças e rituais tradicionais ao presidente. Além dos indígenas, deverão participar da solenidade agricultores da região, num total de 10 mil pessoas.