Edla Lula
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O governo encaminha hoje (13) ao Congresso Nacional o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que traz os principais parâmetros para o orçamento de 2007. Na próxima segunda-feira (17) haverá entrevista coletiva sobre o assunto. Enquanto isso, o governo executa o Orçamento de 2006 por meio de Medida Provisória, já que a proposta ainda não foi votada no Congresso Nacional.
"O governo já está asfixiado por falta de orçamento", disse o ministro da Fazenda, Guido Mantega, ao explicar hoje as razões da publicação da Medida Provisória que liberou R$ 1,7 bilhão para investimentos, para não paralisar certas atividades do governo. "O governo está no limite. Estamos em abril sem orçamento. É muito difícil governar".
Mantega disse que, diante da negativa dos parlamentares em aprovar o orçamento, o governo começou a tomar medidas para impedir uma possível paralisação das atividades públicas.
"Caso o orçamento não seja aprovado, faremos outras medidas provisórias porque não deixaremos a máquina parar", disse o ministro, referindo-se aos R$ 24 bilhões a serem liberados também por Medida Provisória que deve ser publicada no Diário Oficial da União da próxima segunda-feira.
Segundo Mantega, caso o Orçamento seja aprovado na terça, conforme acertado no Congresso, "o próprio governo pode rejeitar a MP".