Cecília Jorge e Yara Aquino
Repórteres da Agência Brasil
Brasília – Ao anunciar hoje (6) o pacote emergencial para o agronegócio, o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, afirmou que o governo estuda ações estruturais para fortalecer o setor. Segundo ele, as medidas, que devem ser anunciadas este mês, têm o objetivo de criar melhores condições para que os produtores enfrentem os momentos de crise.
A estimativa para este ano, segundo o ministro, é que os problemas enfrentados pelos produtores, como a queda dos preços e a estiagem, possam provocar uma redução de cerca de 2,5 milhões de hectares na área plantada. No ano passado, a retração foi de 2,4 milhões de hectares. "Isso é um número dramático, porque a área plantada no Brasil hoje é de 62 milhões de hectares", afirmou. As perdas acumuladas, acrescentou, são estimadas em R$ 30 bilhões.
Rodrigues disse ainda que as medidas estruturais ainda não estão definidas, mas que têm o objetivo de reduzir os custos de produção e melhorar a renda do produtor. "As questões estão ligadas a áreas do seguro rural, a questões fiscais e de arifas de importação", adiantou.