Cristiane Ribeiro
Enviada especial
Belo Horizonte - O presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luis Alberto Moreno, grafitou as iniciais da instituição no muro de uma comunidade carente de Belo Horizonte (MG). E justificou a iniciativa ao afirmar que a arte não poderia ser mais oportuna, pois hoje (31) se comemora o Dia do Voluntariado Global Jovem.
A Vila Senhor dos Passos, a noroeste da cidade, passou por obras de melhoria com financiamento do BID, em parceria com os governos federal e municipal. As obras de urbanização, drenagem de valas e construção de dois conjuntos habitacionais para 48 famílias consumiram US$ 11 milhões do programa Habitar Brasil, desenvolvido com o BID.
"A alegria das pessoas é a minha satisfação", disse Moreno, diante da euforia dos moradores e das apresentações de grupos de dança afro e de percussão. Esses grupos são formados por jovens da comunidade assistidos pelo Projovem, programa do governo federal destinado à inclusão de jovens no mercado de trabalho.
Samir Laiol, um inscritos no programa, disse que "abraçou forte a oportunidade de participar" e declarou seu entusiasmo com a presença do presidente do BID no local, "além da chance de mostrar a arte de grafitar".
A Vila Senhor dos Passos também ganhou um centro de cidadania, com computadores, biblioteca e uma escola para crianças com até seis anos de idade.