Começa vacinação contra febre aftosa em Pernambuco

31/03/2006 - 11h41

Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil

Recife - Teve início hoje (31) a primeira etapa da campanha de vacinação conta a febre aftosa em Pernambuco. A meta da Secretaria de Produção Rural do estado é imunizar 95% do rebanho de bois e búfalos, estimado em 1,7 milhão de cabeças.

A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do estado (Adagro) começou a distribuir gratuitamente 400 mil doses da vacina para criadores de até 20 animais.

O secretário estadual de Produção Rural, Ricardo Rodrigues, informou que o estado está investindo R$ 6 milhões em ações de combate e prevenção, para proteger o rebanho pernambucano da doença.

"O empenho dos criadores é fundamental no sentido de ampliar o índice de vacinas aplicadas nos animais em um maior número de propriedades rurais", enfatizou.

De acordo com Rodrigues, melhorando a condição sanitária animal, Pernambuco poderá pleitear no Ministério da Agricultura a mudança de classificação de risco médio para área livre de aftosa, com vacinação.

Durante o mês de abril, fiscais da Secretaria de Produção Rural estarão reforçando o trabalho de inspeção nas estradas, com objetivo de disciplinar o trânsito de animais e produtos derivados de outros estados considerados áreas de risco desconhecido para a enfermidade.

Os pecuaristas terão prazo de 30 dias para vacinar os rebanhos. Quem não vacinar os animais poderá pagar multa de até R$ 1 mil e ter o gado retido na propriedade até que a vacinação seja concluída.