Centro-sul do Pará deverá ser considerado área livre de aftosa até setembro

31/03/2006 - 18h14

Brasília, 31/3/2006 (Agência Brasil - ABr) - A região centro-sul do Pará deverá ser considerada área livre de febre aftosa com vacinação até setembro, quando a Comissão Científica para as Doenças dos Animais da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) apresentará conclusão sobre as informações dos focos da doença registrados em Mato Grosso do Sul e no Paraná, no ano passado.

Apesar de considerar satisfatórias as informações prestadas pelo governo brasileiro sobre a saúde animal do rebanho do centro-sul do Pará, o diretor-geral da OIE, Bernard Vallat, condicionou a aprovação final da área como zona livre de aftosa à apresentação de informações complementares sobre a situação geral da doença no país.

A análise se refere aos trabalhos de erradicação dos focos e às ações implementadas para evitar nova reintrodução da doença em Mato Grosso do Sul e no Paraná. A Comissão Científica dará seu parecer final em reunião marcada para o mês de setembro.

O centro-sul do Pará tem um rebanho bovino de cerca de 12 milhões de cabeças, distribuídas em 59 mil propriedades rurais.