Priscilla Mazenotti
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O Seminário Internacional de Federalismo e Desenvolvimento, organizado pela Associação Brasileira de Municípios (AMB), representou uma oportunidade para a troca de experiências. A avaliação foi feita pelo subsecretário da Casa Civil que cuida da relação com os municípios, Vicente Trevas.
"Foi uma ocasião para, a partir de experiências internacionais e brasileiras, vermos em quais condições poderíamos reforçar o papel do município nessa política de desenvolvimento do país, principalmente na escala local, na qual o município pode ter um papel muito importante", destacou.
O encontro, realizado em Brasília nesta semana, comemorou os 60 anos de criação da AMB e serviu para debater a articulação de parcerias e o incentivo à criação de projetos que levem desenvolvimento, especialmente para os municípios mais carentes.
Trevas destacou que a 9ª Marcha de Prefeitos, programada para o próximo mês em Brasília, será uma oportunidade ainda melhor para a discussão de uma agenda em prol dos municípios. "Esse é o grande evento nacional para interagir a agenda municipalista com a agenda do governo federal e do Congresso Nacional", disse.
"Os prefeitos estão muito esperançosos que possamos avançar na reforma tributária porque, se efetivada, vai resultar em ganhos importantes para os municípios, através do aumento do ponto percentual do fundo de participação dos municípios e de uma nova regulamentação da distribuição do ICMS", acrescentou.