Secretário afirma que Bid pode ser excelente parceiro em projetos para inclusão de jovens

30/03/2006 - 11h30

Cristiane Ribeiro
Enviada especial

Belo Horizonte - O secretário Nacional da Juventude, Beto Cury, disse hoje (30) em Belo Horizonte (MG) que o Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bid) pode ser um "excelente" parceiro no financiamento de programas voltados para o acesso à escola pública de qualidade e também para a inclusão do jovem no mercado de trabalho.

Como exemplo, ele citou o ProUni e o ProJovem - programas do governo federal que garantem o acesso de jovens carentes à universidade e ao emprego. Cury participa do seminário que discute os financiamentos de políticas públicas para a juventude no Brasil e na América Latina.

O seminário se realiza no segundo dia da 47ª Reunião Anual da Assembléia de Governadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Representantes de movimentos estudantis também participam do encontro.

"O Bid pode ser um parceiro importante, como também o setor privado. Como a dívida que o Estado brasileiro tem com o jovem é muito grande, a parceria entre o setor público, o setor privado, os bancos de fomento e a sociedade civil é fundamental para que nós enfrentemos esse desafio de uma forma mais intensa e ágil", acrescentou.

O secretário afirmou que ainda não há convênios assinados com o Bid para esses programas, mas que o fato de as políticas para a juventude estarem na pauta da mais importante reunião da instituição já é um bom começo.

A coordenadora do Bid para programas para a juventude na América Latina e Caribe, Elena Suarez, que também participa do seminário, enfatizou que a instituição está atenta aos problemas enfrentados pelos jovens latino-americanos para conseguir se manter na escola e trabalhar.

Segundo ela, mais de 40% da população da região têm menos de 30 anos de idade, por isso o banco prioriza os investimentos em projetos de prevenção à entrada do jovem na prostituição ou no tráfico de drogas.

Desde 1995, quando foi criada a coordenação para a Juventude, o Bid já investiu US$ 5 bilhões em projetos voltados para os jovens em toda a América Latina.