Ministério dos Esportes quer incentivar práticas saudáveis entre idosos

30/03/2006 - 12h04

Luthianna Hollenbach
Da Voz do Brasil

Brasília - Idosos acima 60 anos do Distrito Federal e de Goiás já contam com atividades e avaliações físicas para terem uma vida mais saudável, como aulas de Tai-Chi-Chuan, automassagem, hidroginástica e natação, além de poderem fazer exames de resistência física, pressão, diabetes e avaliação de postura. Por meio do programa Vida Saudável, o Ministério dos Esportes quer incentivar práticas saudáveis entre os idosos e evitar que eles se isolem em suas casas.

O projeto piloto foi lançado no último domingo (26), pelo ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, e vai beneficiar inicialmente 30 mil idosos do Distrito Federal e do Goiás. A meta, segundo o ministro, é ampliar o Vida Saudável para 500 mil idosos em todo o Brasil, já em 2007. A pessoa que quiser participar do Programa deve se dirigir até a associação dos idosos de seu estado ou da sua comunidade.

As aulas serão nos locais onde os idosos moram ou em clubes. Serão dadas por profissionais de Educação Física e monitores contratados pelo Ministério. O programa vai oferecer aulas todos os dias de segunda a sexta-feira.

O ministro dos Esportes, Agnelo Queiroz, diz que com essas atividades físicas regulares as pessoas da terceira idade podem melhorar a auto-estima, conviver melhor com outras pessoas e retardar o envelhecimento. "É de grande importância oferecer atividades físicas regulares para os idosos, pois isso é que vamos dar condições para o desenvolvimento físico deles, nos preocupando também com integração social."