Lula diz que está na hora de investidores italianos aportarem no Brasil

29/03/2006 - 14h22

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (29), ao participar da abertura do Fórum Brasil-Itália, na sede da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), que está na hora de os investidores italianos "aportarem definitivamente" no Brasil.

Segundo Lula, o país está pronto para recebê-los. "Da mesma forma que nossos irmãos brasileiros do século 19 receberam os italianos aqui, de braços abertos, nós, no século 21, começo de um novo século, estaremos recebendo vocês, de braços abertos". Lula manifestou interesse em parcerias de longo prazo, para que as empresas brasileiras cresçam junto com as italianas.

Ele reafirmou aos empresários brasileiros e italianos que participaram do encontro o que disse ontem (28), na posse do novo ministro da Fazenda, Guido Mantega: "Não estamos dispostos a fazer mágica na economia. Não existe mágica, existe tomada de posições e seriedade".

Antes do discurso do presidente, a Fiesp apresentou um vídeo sobre o potencial econômico do Brasil. Lula sugeriu que o vídeo seja apresentado a empresários de outros países nas embaixadas brasileiras. "A Embaixada do Brasil não pode ser mais uma embaixada de reflexão. Tem que ser uma embaixada de produção política, econômica e cultural", ressaltou o presidente, arrancando aplausos do público.

O objetivo do Fórum Brasil-Itália é aumentar o volume de negócios entre os dois países, que ainda é considerado pequeno, apesar de ter crescido nos últimos três anos. A Itália é a sexta economia mundial e a quarta da União Européia. Importante parceiro comercial do Brasil, em 2005, a Itália comprou do Brasil mais de US$ 3 bilhões e vendeu ao país US$ 2,2 bilhões, a maior parte em produtos industrializados.

O evento, promovido pela Fiesp e a Confederação da Indústria Italiana (Confindústria), reúne mais de 200 empresários brasileiros e italianos.