Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O Diário Oficial da União de hoje (28) traz a exoneração, a pedido, do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci. A publicação traz também a nomeação de Guido Mantega para o cargo e sua exoneração da presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O presidente Lula dá posse a Guido Mantega, às 15 horas, no Palácio do Planalto. O novo ministro nasceu em Gênova, na Itália, mas veio para o Brasil ainda criança. Ele é formado em economia pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, presidia o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e foi ministro do Planejamento de 2003 a 2004.
Na primeira entrevista coletiva como novo ministro da Fazenda, realizada ontem (27), Mantega garantiu que manterá a política econômica do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Ao deixar o ministério da Fazenda, Antonio Palocci perde o foro privilegiado dado aos ministros de Estado. O foro permitia que processos contra Palocci tramitassem apenas no Supremo Tribunal Federal (STF). Agora, qualquer processo contra ele pode tramitar em um tribunal de primeira instância.
O Diário Oficial da União de hoje publicou ainda a exoneração, também a pedido, do ex-presidente da Caixa Econômica Federal Jorge Mattoso. Ele pediu demissão depois de revelar, em depoimento à Polícia Federal, que entregou o extrato bancário do caseiro Francenildo Costa ao ex-ministro Antonio Palocci.
Palocci negou, na carta de afastamento do cargo, envolvimento com a quebra do sigilo bancário do caseiro.