Fórum tenta aproximar empresas e centros de pesquisas europeus de latino-americanos

28/03/2006 - 15h11

Érica Santana
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Brasileiros e europeus poderão ficar mais próximos e, assim, iniciarem parcerias no setores empresariais e nos centros de pesquisas, segundo o superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Carlos Cavalcante.

A razão seria a 2ª reunião do Fórum Euro-latino-americano de Desenvolvimento Regional, que está sendo realizada desde ontem (27) em Brasília.

Cavalcante explicou, em entrevista à Rádio Nacional AM, que a idéia é "promover parcerias tecnológicas, avaliações de oportunidades de mercados, a exploração de novas tecnologias utilizando as potencialidades daqui e de lá".

Essa é a primeira etapa do evento, a segunda ocorrerá em Turim, na Itália , de 4 a 6 de outubro deste ano. Carlos Cavalcanti acredita que os encontros vão possibilitar a aproximação de parceiros brasileiros e europeus na criação de mecanismos mais estáveis de colaboração entre centros de pesquisas das duas regiões.

"Existe uma série de dificuldades com relação a mecanismos de financiamento, que são distintos, tem suas formas próprias em cada país. As redes de relacionamento são muito importantes e as pessoas precisam se conhecer para estabelecer contatos e haver uma relação de confiança", explicou o superintendente.