Economia brasileira tem solidez para enfrentar troca de ministros, afirma líder do PT

28/03/2006 - 19h43

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O líder do PT na Câmara dos Deputados, Henrique Fontana (RS), garantiu hoje (28) que a política econômica do governo não vai mudar com a substituição de Antonio Palocci por Guido Mantega no Ministério da Fazenda. Segundo ele, a economia brasileira tem solidez para enfrentar a troca de ministros.

"A reação do mercado será tranqüila, porque a política econômica não mudará", disse Fontana, ao afirmar que "a troca de ministros não vai alterar a política econômica, porque quem a conduz é a determinação do presidente Lula".

Segundo o deputado, a redução da taxa de juros vai continuar ocorrendo. "A política de redução da taxa de juros é uma das conseqüências positivas de uma economia que ganhou solidez. Hoje o Brasil tem condições de manter uma queda sustentada da taxa de juros, como estava acontecendo ao longo dos últimos meses e que deverá continuar", afirmou.

Fontana classificou de "duríssimo" o ataque da oposição a Palocci e lembrou que isso não vai tirar a estabilidade econômica do país. "A oposição não vai conseguir desmontar a política econômica, que está com uma taxa de crescimento em ascensão". Ele disse que mostra-se disposta a tentar desestabilizar o governo Lula sob qualquer argumento, mas ressaltou que "o PT está unido e preparado para defender o projeto bem sucedido desenvolvido pelo governo Lula".