Érica Santana
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O novo presidente da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) é o brigadeiro-do-ar José Carlos Pereira. O militar foi empossado hoje (27) durante cerimônia no Ministério da Defesa.
Nascido em Salvador, José Carlos Pereira ingressou na Força Aérea Brasileira em março de 1958 e, nos últimos quatro anos, atuou como comandante de operações da Força Aérea, com 13 oficiais-generais subordinados e 27 mil homens. O novo presidente da Infraero assumiu o cargo dizendo que não tratará de planos e projetos da empresa. "Eu não vou falar de projeto futuros porque nós temos consciência de que a Infraero tem uma missão clara e nós iremos cumprir fielmente o estatuto ".
Pereira destacou que trabalhará de maneira articulada com os demais órgãos do governo. "Estarei empenhado em criar uma sinergia entre a Agência Nacional de Aviação Civil [Anac], a Força Aérea Brasileira e a Infraero". Ele ressaltou também que dará prioridade ao atendimento da sociedade. "Estaremos empenhados em atender ao povo brasileiro, que é o nosso grande patrão e é quem nos paga", afirmou.
O ex-presidente da Infraero, Carlos Wilson, que ficou à frente da empresa por três anos e dois meses, fez um balanço positivo da sua gestão. "Essa empresa tinha um quadro de bastante incerteza quando eu assumi, mas eu fui buscar junto a algumas pessoas o apoio necessário. Saio orgulhoso", disse. Segundo ele, durante a sua administração 50 aeroportos foram reformados e 50 mil empregos criados.
Também tomaram posse José Welington Moura, no cargo de diretor comercial, e Rogério Amado Barzellay, no cargo de diretor de operações da instituição. O vice-presidente da República e ministro da Defesa, José de Alencar, que presidiria a cerimônia não pôde comparecer porque foi chamado para uma reunião de emergência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Alencar foi substituído pelo brigadeiro-do-ar, Paulo Robero Cardoso Vilarin.