Presidente da Câmara recebe representantes da indústria hoteleira

13/03/2006 - 20h32

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Representantes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) pediram hoje ao presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), apoio para a votação do projeto de lei do deputado Carlos Eduardo Cadoca (PMDB-PE), que acaba com a exigência de visto para a entrada de turistas no Brasil.

Segundo o presidente da ABIH, Eraldo Alves da Cruz, a medida visa incrementar a entrada de turistas dos Estados Unidos, Canadá, Japão, Austália e Nova Zelândia no Brasil.

Cruz lembrou que o Brasil não exige visto de vários países, baseado no princípio da reciprocidade. Segundo ele, dos 206 países dos quais os Estados Unidos exigem visto, 119 não exigem visto dos americanos. "O Brasil está alinhado entre os 87 que impõem uma verdadeira barreira para a entrada de americanos, como se o problema fosse inverso, isto é, como se nossas cidades ficassem tomadas de americanos que viessem tentar ganhar a vida no Brasil", afirmou o empresário.

Ele disse que a grande maioria dos países não exige visto dos americanos, que, com isso, preferem fazer turismo neles. Para o presidente da ABIH, além da exigência do visto, há também dificuldade para se conseguir esse visto. "Somente sete cidades americanas dispõem de consulados brasileiros, além da Embaixada em Washington, onde se pode emitir o visto brasileiro".

De acordo com o presidente da ABIH, a exigência da reciprocidade aos americanos feita pelo Brasil tem prejudicado a entrada de turistas no país. Ele disse que o Ministério do Turismo trabalha para acabar com a exigência do visto, mas ressaltou que o Ministério das Relações Exteriores tem posição diferente.

Segundo Eraldo Cruz, o presidente da Câmara prometeu discutir o assunto com os ministros do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, das Relações Exteriores, Celso Amorim, e da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, para então se posicionar sobre a votação do projeto.