ProJovem beneficia 8,5 mil pessoas em Recife

12/03/2006 - 10h09

Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil

Recife - Atualmente, 8,5 mil jovens de 18 a 24 anos em situação de vulnerabilidade social na capital pernambucana estão sendo beneficiados pelo Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem). A informação foi dada pela secretária municipal de Educação, Maria Luiza Aléssio.

Segundo ela, as ações do programa, iniciadas na estação do bairro do Ibura, há oito meses, com 1.200 alunos, têm como meta abranger 9.600 jovens este ano. Luiza informou ainda que está programada para este mês a instalação de 72 laboratórios de informática nas escolas públicas, onde as aulas do programa são ministradas.

A secretária destacou que as maiores dificuldades enfrentadas no sentido de viabilizar a execução do programa na capital foram a preparação da infra-estrutura física das escolas para atender a demanda expressiva de jovens e a formação de professores.

Ela relatou como os beneficiários do programa se sentem. "Muitos deles não concluíram o ensino fundamental porque constituíram família cedo demais. Agora, com essa oportunidade de voltar a estudar, eles estão motivados porque a boa relação com o mundo do trabalho eleva a auto-estima".

Em Recife, os jovens recebem formação profissional nas áreas de esporte e lazer, alimentação, telemática e construção. Os professores, coordenadores, a merenda e a bolsa mensal de R$ 100,00 são financiados pelo governo federal. Cabe à prefeitura a manutenção da infra-estrutura do programa.