Rio, 10/3/2006 (Agência Brasil - ABr) - No dia 30, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP) realizará o Segundo Leilão Público de Biodiesel, com oferta de 170 milhões de litros do produto. O anúncio foi feito hoje (10) pelo diretor geral da Agência, Haroldo Lima, para quem o novo leilão dará continuidade à política do governo de incremento da participação dos biocombustíveis na matriz energética brasileira.
Lima esclareceu que a quantidade oferecida será entregue entre julho de 2006 e junho de 2007. Participarão do leilão oito produtores autorizados pela ANP e detentores do selo Combustível Social – no leilão anterior, apenas quatro produtores participaram –, além de outras dez sociedades que possuem projetos de produção de biodiesel reconhecidamente merecedores do selo do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
A licitação será feita por meio da internet, em um sistema operado pelo Banco do Brasil. "Nós vamos oferecer 100 milhões de litros de biodiesel a mais que no primeiro leilão e a expectativa é de que seja bem sucedido", acrescentou Lima. A produção vem crescendo no Brasil que, segundo ele, possui uma disponibilidade de compra de cerca de 800 milhões de litros de biodiesel.
O objetivo é chegar a 2008 atendendo à determinação da legislação, de adicionar 2% do produto ao diesel consumido em todo o país. "Nós temos um mercado muito grande pela frente, uma vez que ao B2 (diesel com adição de 2% de biodiesel) se seguirá o B5 e o ideal do país é chegar ao nível B15, hoje já praticado na Alemanha".
No primeiro leilão, realizado em novembro do ano passado com a venda de 70 milhões de litros do produto, o biodiesel foi ofertado por quatro produtores dos estados do Pará, Minas Gerais, Goiás e Piauí. Do total, a Petrobras adquiriu 93,3%, enquanto a Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), também da estatal, levou 6,7%.