Priscilla Mazenotti
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O parecer do deputado Edmar Moreira (PFL-MG) sobre o processo contra o deputado José Mentor (PT-SP) não foi lido hoje (9), no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara. O presidente do Conselho, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), afirmou que a leitura, discussão e votação do relatório está agendada para o dia 16. "Vou colocar a votação do Mentor na pauta hoje, por causa do prazo regimental de cinco sessões, e hoje mesmo já marcamos o dia, que será na próxima quinta-feira (16). Conversei com os deputados e com o relator que concordaram", disse o deputado.
A decisão foi criticada pelo relator do processo e outros deputados. Edmar disse que leitura do relatório estava na pauta do Conselho, o próprio Mentor compareceu à reunião pronto para a discussão do relatório e os deputados afirmaram que esperavam que a leitura fosse feita hoje. O relator do processo acabou concordando com o adiamento da leitura, mas reclamou dos constantes adiamentos da votação de seu relatório. "Meu relatório está pronto para ser lido desde o dia 8 de dezembro", disse. Edmar afirmou que após o término das votações do processo, irá pedir o desligamento do Conselho. "Acho até que não vou fazer falta".
O deputado Júlio Delgado disse que não entendeu o motivo do adiamento da leitura do relatório. "É no mínimo constrangedor. Estamos fazendo um papel muito ruim, de certa forma como bedéu da casa, e parece que há uma inversão de valores como se nós do Conselho estivéssemos fazendo alguma coisa errada", disse.
O deputado José Mentor tentou esclarecer a situação. Ele disse que a data estava previamente marcada para o dia 15, mas, como seu advogado não poderia comparecer ao Conselho, a leitura foi remarcada para o dia 16. "O Conselho tinha de colocar na pauta hoje por causa do prazo de cinco sessões para evitar a nulidade", explicou.