Pernambuco poderá ter usina de biodiesel até agosto, diz prefeito

09/03/2006 - 10h16

Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil

Recife - Está em fase de conclusão o processo que resultará na instalação de uma usina de biodiesel no município de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco. A expectativa do prefeito da cidade, João Eudes Machado, é de que a unidade esteja funcionando até agosto deste ano.

A fabrica de Pesqueira é a primeira unidade de esmagamento de mamona do país financiada com recursos públicos. Convênio para viabilizar o empreendimento foi assinado, em junho do ano, passado entre o então ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, e o prefeito de Pesqueira, João Eudes Machado.

Segundo Machado, o projeto conta com investimentos de R$ 1,1 milhão do Ministério da Ciência e Tecnologia e R$ 500 mil de contrapartida da administração do município. Ele disse que a fábrica terá capacidade para produzir por dia 2,5 mil litros de óleo bruto não poluente. "O combustível sairá da usina refinado, direto para a unidade da Petrobras no Porto de Suape, em Cabo de Santo Agostinho", informou.

A iniciava está gerando 2,5 mil vagas no mercado rural, não só em Pesqueira, mas também nos municípios de Porção, Sanharó, Alagoinha, Belo Jardim, Venturosa, Pedra e Arcoverde.

O biodiesel é o combustível derivado de fontes renováveis, como os óleos extraídos de vegetais. A idéia do programa nacional de biodiesel é substituir o diesel de petróleo em motores de caminhões, tratores e automóveis, na geração de energia e calor.