Cristiane Ribeiro
Repórter da Agência Brasil
Rio – Depois de três meses seguidos de crescimento, a produção da indústria brasileira caiu 1,3% em janeiro, na comparação com dezembro do ano passado. Mas, em relação a janeiro de 2005, o setor continuou crescendo: 3,2%. Os números constam da Pesquisa Industrial divulgada hoje (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A contradição dos números, segundo o IBGE, indica que o ritmo da indústria brasileira está desacelerando. Com o resultado negativo de janeiro, cai a taxa de crescimento acumulada em 12 meses, passando de 3,1% em dezembro para 2,9% em janeiro. A queda de 1,3% entre dezembro e janeiro atingiu doze dos 23 ramos abrangidos pela Pesquisa Industrial Mensal do IBGE.
A maior queda (-5,7%) foi na produção de bens de consumo duráveis, como veículos automotores (-7,6%) e materiais elétricos (-6,1%). Bens de capital – que são equipamentos e máquinas industriais – teve o segundo pior resultado: queda de 3,6%.
Na comparação com janeiro de 2005, o crescimento foi sustentado pela indústria extrativa – produção de minério de ferro e petróleo – que teve alta de 12,8%.