Érica Santana
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O governo federal vai investir R$ 385 milhões na segurança do Rio Janeiro. Os investimentos serão feitos através da Secretária Nacional de Segurança Pública, segundo informou hoje (9) o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos.
Segundo o ministro, o governo está aproveitando a realização dos Jogos Pan-Americanos em 2007, no Rio de Janeiro, para investir na segurança do estado. "Nós estamos em perfeita consonância, parceria e cooperação com as forças de segurança do estado do Rio de Janeiro, aproveitando a janela do Pan e as coisas que precisam ser feitas, para investir bastante na segurança do estado. É um investimento profundo e forte que vai ficar no Rio depois que o Pan terminar", afirmou Bastos.
Ele informou que a liberação da primeira parte do dinheiro, R$ 140 milhões, deverá imediata, para que possa ser usada na compra de aparelhamento para o Sistema Único de Segurança Pública. "Esses equipamentos serão usados preferencialmente no Rio, mas podem ser usados em outros lugares".
O ministro disse que a outra parte do dinheiro será usada no treinamento da Força Nacional de Segurança Pública e na prevenção de conflitos na comunidade. "Estamos trabalhando lá no Rio de Janeiro com 120 lideranças comunitárias que estão sendo treinadas para dirimir, prevenir e evitar conflitos".
Ao comentar a atuação das tropas do Exército no Rio, na operação que visa recuperar armas roubadas de um quartel, Bastos lembrou que a ação executada foi determinada pela Justiça Militar, com base nos códigos Penal e de Processo Penal Militar. "Não é uma operação de segurança. É uma operação determinada pela Justiça Militar", ressaltou.
Para o ministro, os efeitos da operação só poderão ser considerados positivos ou negativos ao final da ação do Exército. "Hoje eu vi que alguns índices de criminalidade estão diminuindo. Isso é um fato auspicioso, mas é preciso ficar monitorando para ver o que acontece".