Fundeb é tema de audiência pública no Senado

09/03/2006 - 6h16

Brasília - As comissões de Constituição e Justiça e de Desenvolvimento Regional e Turismo, ambas do Senado, promovem audiência pública para debater a proposta de emenda constitucional que cria o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Participam o ex-secretário de Fazenda da Bahia Albérico Machado Mascarenhas, o governador de Sergipe, João Alves Filho, e o ex-ministro da Educação, Paulo Renato Souza. Os trabalhos começam às 10 horas.

No mesmo horário, do lado de fora da Casa, mães, crianças, trabalhadoras e trabalhadores em educação e outros ativistas realizam ato publico em defesa de maior rapidez na tramitação da emenda no Senado. Os manifestantes integram o movimento Fundeb pra Valer, que conta ainda com a participação da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, a Frente Parlamentar pela Criança e o Adolescente, a Rede de Monitoramento Presidente Amigo da Criança, o Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Fórum Nacional de Promoção e Erradicação do Trabalho Infantil, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, a Fundação Abrinq, o Instituto Ethos de Responsabilidade Social, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, entre outras instituições.

Às 12h15, representantes do Fundeb pra Valer, acompanhados da senadora Patrícia Saboya (PSB-CE), serão recebidos pelo presidente do Senado, Renan Calheiros.