Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil
Recife - O talento e a criatividade de 503 jovens começaram a ser testados hoje (6), na Olimpíada do Conhecimento. O evento reúne alunos de cursos profissionalizantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em 800 municípios de todo o país.
Este ano, a olimpíada é realizada no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Até o dia 14, representantes das Américas, da Europa, Ásia e Oceania farão demonstrações sobre serviços de restaurante, paisagismo, floricultura e design de jóias.
O presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), Jorge Corte Real, conta que a população terá acesso a cerca de 70 cursos de curta duração, com 20 mil vagas. "A finalidade da competição é chamar atenção para a importância da mão de obra competente para mudar o padrão de vida sócio-econômico da sociedade", observou.
Já os alunos disputam medalhas de ouro, prata e bronze em 48 áreas profissionais, incluindo revestimentos cerâmicos, confecções, cozinha, vestuário, eletricidade predial, eletrônica industrial e mecânica de automóvel.
A delegação de Pernambuco na olimpíada é composta por 41 alunos do Senai. Eles disputarão medalhas em 35 ocupações, com destaque para telecomunicações, mecânica de refrigeração e robótica. A última Olimpíada do Conhecimento, realizada há dois anos em Belo Horizonte, reuniu 373 participantes de 34 categorias.